18 de dezembro de 2009

Triste memória...


Isso já faz alguns anos, mas me lembro perfeitamente. Grande parte das pessoas não levou o assunto a sério. Sei lá, o meio ambiente era, até então, uma coisa secundária. Depois da crise mundial o importante era continuar crescendo economicamente.

Muito se falava de um acordo positivista para reduzir a emissão de gases-estufa. Os maiores líderes mundiais estavam em Copenhage para debater o tema, inclusive os tão badalados Barack Obama, vencedor do Nobel da Paz, e o popular Luiz Inácio Lula da Silva, vulgo Lula.

Depois de quase duas semanas, nada foi feito. Os Estados Unidos faziam de tudo para não deixar a China levar vantagem em um possível acordo e vice-versa. Os países em desenvolvimento também queriam ajuda financeira, afinal quem pagaria pela estagnação econômica temporária, ora bolas? Moral da história, a COP 15 foi um fracasso.

No ano seguinte, até tentaram trazer a questão à tona na COP 16, realizada na Cidade do México: pura balela.

Hoje, 18 de dezembro de 2050, próximo da data estipulada para redução de 50% das emissões de gases do efeito estufa, nada ainda foi feito. Muito pelo contrário, a situação só piorou.

Não existem mais geleiras, as chuvas são abundantes e mal conseguimos respirar ar puro e saudável.

Se eu pudesse voltar no tempo, certamente, teria feito minha parte e pressionado mais os responsáveis envolvidos naquela conferência mundial. Tarde demais. Agora só me resta aguardar os resultados da COP 17. Sim, depois daquela época, apenas uma conferência foi realizada. Quem sabe agora as nações desenvolvidas e em desenvolvimento aceitem a redução de 5% do dióxido de carbono.

Nenhum comentário: