12 de dezembro de 2009

O que você sabe sobre política?

Em 2009, muitos foram os escândalos políticos. Bom, até aí nenhuma novidade.
Com a proximidade das festas de fim de ano, é hora de fazer um balanço e perguntar a si mesmo: quanto você sabe sobre tudo que ocorreu?

Inúmeras vezes ouvi pessoas dizendo que não acreditam em mais nada, que a política é suja e corrupta, que, de fato, nada mais importa.
Eu mesmo já escrevi um post chamado "nothing else matters" em que externo toda minha veia niilista.

Todavia, retribuo o argumento com a seguinte pergunta: é possível reivindicar por melhorias, se sou majoritariamente incapaz de entender o que acontece à minha volta?

No Brasil, infelizmente, temos o péssimo hábito de criticar, reclamar e esbravejar sem embasamento. O que quero dizer é que sequer entendemos antes de esboçar uma crítica pesada, repleta de adjetivação barata.

Sarney? Yeda Crusius? Arruda?

Acertei 15 questões no teste do G1. Não sabia a resposta de três. Vamos lá, faça o teste. É um desafio. Você crítico, que se acha superior a todos e se tranca em seu mundinho só para não demonstrar tamanha fragilidade.

Um detalhe: seja honesto e escreva o resultado nesse post.

Política é a base para entender o país, quer você queira ou não.

Link: http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1390662-17815,00-VEJA+SE+VOCE+ESTA+POR+DENTRO+DOS+PRINCIPAIS+FATOS+DA+POLITICA+EM.html

5 comentários:

Felipe Andrade disse...

Concordo plenamente com o descrito acima. Para se questionar as atitudes de políticos, devemos primeiro conhecer bem o que eles fazem. E, mesmo que sejam bons, não se pode isentá-los por um erro. Todos são cidadãos normais, independentemente do cargo que ocupa. Deve-se procurar saber quem são os candidatos e o que já fizeram, de bom e ruim, antes de decidir o voto.

Em tempo: Fiz o teste. Acertei 16 questões.

Unknown disse...

Belo comentário John, é mania de brasileiro ser sempre fatalista e colocar tudo nas mãos de Deus, falta conhecimento, curiosidade e entender que os indivíduos que colocamos no poder estão lá nos representando.
Reconheço meu desinteresse (quase um cavalo, 11 acertos)

Diana disse...

Esse é um dos seus post's que eu mais gostei.

Acertei 13.

Beijos

Gi Olmedo disse...

Acertei 17...
Tenho embasamento para discutir com vc, caro John, rs

Fiquei menor do que já sou aí nesta foto.

beijos, beijos!

Aline Moura disse...

Eu acertei só 11 =) mas um dia eu chego nas 17 tá... rsrs