15 de julho de 2009

Convivendo com a realidade

Pois é, quando penso que já me deparei com tudo nessa vida, surge algum elemento novo e me mostra o quão inocente ainda sou.
Assistindo ao telejornal de menor exigência da Rede Globo, o Jornal Hoje, percebi o quanto nossa dura realidade, apesar de assustadora, é conduzida com tanta naturalidade.


Tema da reportagem: aprenda como agir caso seja surpreendido por um tiroteio.
Não, infelizmente, você não leu errado.
Pergunto eu. Tudo bem que o número de vítimas por balas perdidas é alarmante. Mas cabe a um veículo de comunicação, que tem alta visibilidade e um padrão qualitativo, elaborar esse tipo de matéria?
É o atestado comprovado e assinado da incompetência da mídia brasileira.


Pensando melhor, o título poderia ser outro: Aprenda a conviver pacificamente com a violência.
Ou: Manual eletrônico da bala perdida.

O papel da imprensa, a meu ver, tem outra conotação. Ela deve questionar, indagar, pressionar; mostrar uma vertente que as pessoas não têm acesso.
Essa reportagem, afinal, ratifica o posicionamento contrário da coisa.

O link para que tirem suas próprias conclusões:

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1080581-7823-APRENDA+A+AGIR+CASO+SEJA+SURPREENDIDO+POR+UM+TIROTEIO,00.html


E olha que o Evaristo Costa tentou dar um ar de seriedade à coisa. Se Sandra Annenberg estivesse presente, ela o faria dando risada, isso é fato.

5 comentários:

Mary aTt disse...

As coisas que acontecem no nosso pais são tão criticas que se tornaram uma piada até mesmo um problema serio como a violência...Adorei o Bolg! bjus

Dhoruba Veny disse...

Pois é, após aprender a como desviar de bala perdidas, se safar ileso de um tiroteio e ainda filmar tudo para colocar no youtube, você espera uns segundos e assiste uma matéria sobre qual o melhor "look" para o inverno.

É a prova de que a Globo subestima muito a capacidade das pessoas que estão na frente da tv, neste horário.

Yonara Santana disse...

"Isso aqui, oh oh!! É um pouquinho de Brasil, iáiá!" Ora, João, convenhamos: é importantíssimo para a dona de casa saber se portar em casos extremos! rs

Gi Olmedo disse...

Mari: a "banalidade" vem transformando nosso cotidiano... obrigada por nos visitar!!

Gi Olmedo disse...

O dia em que não precisarmos de reportagens do tipo "como evitar ser vítima de assalto" poderemos respirar em paz... será que esse dia chegará?