9 de julho de 2009

Gay Talese


Terça-feira, dia 07/07, no Masp, tive o privilégio de participar de uma palestra com um dos ícones do jornalismo: Gay Talese. Bom, sou meio suspeito para dizer se aprovei ou não, já que sou um grande fã desse talento literário.


De qualquer forma, dois pontos do seu discurso altamente enriquecedor me despertaram a atenção. O primeiro deles foi referente às coisas que o motivaram a escrever. Gay começou sua carreira no jornal "The New York Times", como repórter esportivo. Fazendo a cobertura de um luta, passou a se interessar não pelos lutadores e o combate, mas sim pelo árbitro que exercia essa função há mais de 25 anos.
Enviado a uma partida de futebol americano, estava pouco se importando com o jogo em si, mas com a beleza exorbitante da grama; quem a cortava e tomava conta dela?

Senti uma enorme felicidade ao escutar isso. Quem acompanha esse blog sabe que, às vezes, costumo escrever e, por que não, descrever sobre coisas fora do contexto real.

Outra parte bem bacana, mas não muito inovadora, foi o momento em que foi questionado sobre o que significa ser um bom jornalista. De maneira calma, tranquila e muito inspiradora, o norte-americano respondeu: "It's only necessary to be able to tell a good story".


"Ser capaz de contar uma boa história". Se isso for primordial para continuar seguindo meu caminho, acho que estou no rumo certo...


3 comentários:

Gi Olmedo disse...

Ah, seu tratante...
Da próxima vez me chame!!

Sensacional.

John disse...

hehehehehe Mals ae, é que foi meio em cima da hora!

Yonara Santana disse...

Sim, quase chorei também. rs