6 de janeiro de 2010

Retórica jornalística


Nunca fui muito fã da arte sofista denominada retórica. Sempre dei mais valor às palavras simples, precisas e diretas. Tem até o um professor nosso que costuma dizer que a boa comunicação é aquela entendida por todos: o médico, o advogado, o adolescente e o gari.

É justamente aí que gostaria de chegar. No último dia 31/12, nosso caro amigo Boris Casoy resolveu quebrar os padrões retóricos e, categoricamente, ao se deparar com dois garis desejando feliz ano novo no Jornal da Band, disse: "...Que merda, dois lixeiros desejando felicidades. Do alto de suas vassouras. Dois lixeiros, o mais alto na escala de trabalho..." Claro que ele não sabia que o áudio ainda estava ligado.

Pois é, a vida é mesmo ingrata. Quando Boris tenta abandonar seu discurso retórico repleto da argumentação vazia e barata para ser compreendido, ele age dessa forma? Realmente, uma lição de vida.

Primeiramente, é necessário afirmar que Boris utiliza frases de efeito para externar seus pensamentos direitistas e pouco convincentes. Não há qualquer sustentação em suas palavras, seja na política, na economia, ou até na coluna social. O mesmo vale para seu irmão Arnaldo Jabor. Falar muito e "bonitamente" não significa dizer alguma coisa. Caso queira absorver frases de efeito, procuro Carlos Drummond de Andrade e Mário Quintana. Ambos são capazes de me confortar.

O feito cometido por Casoy, todavia, não é uma gafe do jornalismo, e sim humana. Um comentário infeliz e impreciso de quem se esconde atrás da retórica pseudo intelectual.
Fazer com que os mais pobres e desprovidos cognitivamente o admirem: essa é sua tática.
Talvez agora que a máscara caiu, meu pensamento possa finalmente ser compartilhado: Boris Casoy e Arnaldo Jabor não me manipulam. Os garis que o digam

Confira na íntegra:




3 comentários:

Anônimo disse...

ai ai ai!!!!!Esse é meu filho!!!!Que orgulho!

Felipe Andrade disse...

Concordo com quase tudo.

Mas, dizer que a opinião de Boris é direitista? Está confundindo as coisas meu caro.

Sua opinião foi preconceituosa, isto sim.

Do mesmo jeito que a esquerda tem seus valores, a direita também tem.

Ou senão, vamos começar a dizer que os esquerditas negam o Holocausto e defendem o aborto, como o presidente do Irã, que é esquerdista, faz e como fez Lula, ao assinar o novo PNDH, que descriminaliza o aborto, indenpende da situação em que o feto foi concebido.

Ser preconceituoso é bem diferente de ser de direita. E você sabe muito bem disso.

Abraço!

Unknown disse...

O Boris mostrou uma faceta que infelizmente é o pensamento de uma grande parte da mídia.
O "ato falho" desse senhor, simplesmente demonstra sua opinião sobre essa classe de trabalhadores. E infelizmente sabemos que muita,mas muita gente tem o mesmo pensamento do ancôra da band.


abraço